Indicador usado como antecedente do potencial de vendas sobe em torno de 2,6%
O otimismo com o emprego fez a intenção de compra dos brasileiros aumentar, segundo a pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Ela mostra um aumento da intenção de consumo, em junho, de 2,6% em relação a maio. O indicador é usado como antecedente do potencial de vendas do comércio. Apesar do otimismo com o futuro do emprego, a CNC ressalta que os brasileiros também estão endividados e enfrentando restrições de crédito.
Além disso, os juros altos também limitam o consumo. Esses fatores, segundo a entidade, fazem com que as vendas do varejo e dos serviços desacelerem.
Segundo Paulo Fiamoncini, Presidente da Acredite, essa pesquisa destaca uma perspectiva mista em relação ao consumo no Brasil e embora a intenção de compra tenha aumentado, os obstáculos mencionados podem limitar o crescimento do setor varejista e de serviços.
"É importante acompanhar como esses fatores se desenvolvem ao longo do tempo para ter uma visão mais completa do cenário econômico e de consumo no país", destaca.
* Paulo José Fiamoncini é mestre em administração e Secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul/SC
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