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O microcrédito como ferramenta para impulsionar o empreendedorismo no Brasil

Paulo José Fiamoncini


O ambiente de crédito para os microempreendedores no Brasil é um desafio constante. Muitas vezes, esses empreendedores não têm acesso a empréstimos tradicionais devido à falta de garantias ou histórico de crédito. É aqui que entra o microcrédito, uma forma de crédito que visa atender as necessidades financeiras de pequenos empresários e empreendedores informais.


De acordo com a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abcred), em 2022, considerando os dados das 29 instituições associadas que participaram da pesquisa, o montante emprestado para pequenos empreendedores foi de R$ 890,3 milhões, com um número de 154.108 mil operações realizadas.


Para a Abcred, o microcrédito é uma ferramenta fundamental para impulsionar o empreendedorismo no país. Como afirmou Isabel Baggio, presidente da associação: “O microcrédito é um instrumento para a inclusão financeira e para a redução da desigualdade social. Ele permite que o pequeno empreendedor tenha acesso a recursos financeiros para investir em seu negócio e, consequentemente, aumentar sua renda e sua qualidade de vida”.


O microcrédito também é importante porque permite que empreendedores com pouco ou nenhum histórico de crédito possam obter financiamento.

“O microcrédito fornece acesso ao crédito para as pessoas que não têm acesso aos serviços bancários tradicionais, como as pessoas pobres e as mulheres” afirma Muhammad Yunus, fundador do Grameen Bank.

Isso pode ajudar a reduzir a exclusão financeira e promover o desenvolvimento econômico.


Para os empreendedores, tomar crédito pode ser uma vantagem significativa. Com acesso ao crédito, eles podem investir em seu negócio, comprar equipamentos e materiais, contratar funcionários e expandir sua produção. Além disso, o microcrédito muitas vezes vem com suporte e treinamento em gestão financeira, o que pode ajudar os empreendedores a gerenciar melhor os negócios e aumentar suas chances de sucesso.


Em resumo, o ambiente de crédito para microempreendedores no Brasil ainda tem seus dilemas e desafios, mas o microcrédito tem se mostrado uma ferramenta importante para ajudar esses empreendedores a terem acesso a financiamento. Como afirmou Isabel Baggio, “o microcrédito não é apenas um empréstimo, é uma ferramenta para transformar a vida das pessoas e para impulsionar o empreendedorismo no Brasil”.



* Paulo José Fiamoncini é mestre em administração e Secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul/SC






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